A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Campus de Foz) deve oferecer Curso de Psicologia a partir deste ano. O curso vai oferecer 40 vagas e a previsão é de que seja aberto um vestibular especial para a seleção de alunos ainda em 2025. Atualmente apenas o Campus de Toledo oferece o curso.
A informação é do Diretor da Unioeste em Foz, Professor Sérgio Fabriz. “Já foi aprovado no Conselho Estadual de Educação no fim do ano passado, já conversamos com o Reitor Alexandre (Alexandre Almeida Webber), com o Secretário Aldo (Aldo de Bona, Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná), então já está aprovado” disse ele.
De acordo com Fabriz, as universidades estão limitadas a criar novas vagas. Dessa forma, para que fosse possível viabilizar o curso, outras áreas terão redução de vagas, como o curso de Hotelaria, que passou de 30 para 20 vagas. Ainda estão sendo analisadas a redução de vagas dos cursos de Contabilidade, que atualmente oferece 50, além da redução de vagas do curso de enfermagem.
“Não estamos autorizados a criar vagas novas, mas em uma equação interna, é possível criar o curso, nesse sentido reduzimos as vagas do curso de hotelaria para 20 vagas, estamos discutindo com o curso de contabilidade, para voltar para 40 vagas e talvez pegar algumas vagas do curso de enfermagem” explicou Fabriz. “Psicologia pública temos poucas vagas no Paraná, por isso já foi aprovado e a ideia é para 2025 e se for preciso vamos fazer um vestibular especial” informou.