Polícia encontra dinamite em gel no túnel usado para roubar sede dos cambistas em Ciudad del Este

De acordo com o site ahoracde.com, a dinamite em gel foi encontrada quase na entrada do túnel escavado pelos criminosos, para roubar o cofre dos cambistas de Ciudad del Este.

A polícia informou sobre a descoberta nesta segunda-feira (04). Foi durante a escavação de um túnel, dentro do salão comercial, localizado na Galeria Aurora, na rua Camilo Recalde, centro de Ciudad del Este. No local havia uma dinamite em gel, de aproximadamente 50 cm. Uma equipe do Grupo de Operações Especiais na Polícia Nacional (GEO), especializada em explosivos, fez a extração do artefato no interior do túnel e segue nas investigações sobre o caso.

O roubo aconteceu há um mês. A sede da Associação dos Cambistas tem um total de 300 cofres, dos quais 142 estavam ocupados. Os compartimentos foram abertos à força e esvaziados. Até agora não há um valor exato do que foi roubado. Durante a descoberta, agentes da Polícia Nacional encontraram explosivos dentro do túnel. A ANDE – empresa de energia elétrica, informou que foi detectada sabotagem profissional no sistema elétrico da área. Segundo a instituição, a quadrilha de ladrões provocou os cortes de energia para desativar a reação de alarmes e câmeras de segurança.

Numa operação conjunta, agentes do Departamento Antinarcóticos, Crime Organizado e Investigação Criminal prenderam no dia 15 de fevereiro, o brasileiro Fabio Doraldo de Moraes Schultz, 42 anos, conhecido como “Gordinho”.  Ele é acusado de ser o líder da quadrilha que cavou um túnel para esvaziar o cofre da Associação de Cambistas de Ciudad del Este.

A prisão aconteceu em uma casa rural, em Capitão Bado, Departamento de Amambay. Gordinho” era procurado pela justiça paraguaia por suposta participação no assalto à Associação dos Cambistas. O grupo cavou um túnel de mais de 180 metros para chegar ao cofre e roubar uma quantia milionária em reais, dólares e guaranis, algo equivalente a R$ 80 milhões.

Foto: Polícia/PY

Em Ciudad del Este, foi preso o paraguaio Ramon Ferreira Vera, de 20 anos. Segundo a polícia, ele também fazia parte do grupo e era uma espécie de olheiro. Costumava ir até à sede da associação, pra conferir se havia algo diferente, a movimentação do dia a dia, na sede da entidade. Pela estatura, era um dos que passavam pelo túnel, usado para chegar até o cofre da associação.

Ramon Ferreira Vera

Em Presidente Franco/PY, na manhã do dia 16, um homem foi preso em casa. Ele guardava anotações em um papelão, que fariam parte do “plano de roubo” à sede da associação. Escrito em português, as informações indicavam como a quadrilha iria proceder dentro do túnel até chegar ao cofre da Associação dos Trabalhadores do Câmbio (ATC).

 

Sair da versão mobile