Porto Seco de Foz do Iguaçu bate recorde de cargas

Considerado o maior da América Latina, no fluxo de caminhões, movimentou US$ 6,7 bilhões em 2023.

Foto: Receita Federal

O ano de 2023 registrou o maior movimento na história do Porto Seco, superando em 3,27% o valor de 2022. O fluxo total atingiu US$ 6,7 bilhões (6.670.561.311,66), divididos em US$ 3,9 bilhões de exportações (US$ 3.992.081.284,19) e US$ 2,7 bilhões de importações (US$ 2.678.480.027). Comparativamente, em 2022, o Porto Seco de Foz do Iguaçu liberou US$ 6,5 bilhões, distribuídos entre US$ 3,7 bilhões em exportações e US$ 2,8 bilhões em importações.

Com esse resultado, o Porto Seco de Foz do Iguaçu reafirmou sua liderança como o maior da América Latina em movimentação de veículos, com 176.090 caminhões liberados ao longo de 2023.

Com o Paraguai o fluxo totalizou 134.579 passagens, sendo 59.461 na importação e 75.118 na exportação, em 2023. Os números de 2022 foram 83.910 e 71.527, respectivamente entre exportações e importações, com o total de 155.437 caminhões.

Com a Argentina o fluxo totalizou 41.511 passagens, sendo 29.906 na importação e 11.605 na exportação, em 2023. Os números de 2022 foram 29.789 e 16.036, respectivamente entre exportações e importações, com o total de 45.825 caminhões.

Segundo o delegado da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, o auditor-Fiscal Paulo Bini, o novo Porto Seco de Foz do Iguaçu vai dobrar a capacidade de movimentação de cargas de exportação e importação na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, que poderá receber até 1,5 mil caminhões diariamente, mais que o dobro do que é feito agora.

A empresa Multilog, que venceu a licitação para construir o novo Porto Seco, tem até o segundo semestre do ano que vem para entregar a primeira etapa do projeto, avaliado em R$ 179,9 milhões, nos primeiros dez anos de concessão, e R$ 30,7 milhões no décimo ano, com mais R$ 19,6 milhões para o 15.º ano de contrato.

Além disso, a demanda inicial da Receita Federal é a de que sejam construídos um armazém com cerca de 3.500 m², um pátio pré-embarque de mais de 19 mil m² e um pátio interno para movimentação e estacionamento de veículos com área de aproximadamente 250 mil m².

 

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