Prorrogada inscrição para seleção de militares da reserva nos colégios cívico-militares

Foto: Lucas Fermin/Seed

Os interessados em compor o Quadro do Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV) para atuação nas escolas da rede estadual podem se inscrever até 13 de agosto.

O processo seletivo leva em consideração os requisitos estabelecidos na Lei nº 21.327, de 20 de dezembro de 2022, entre eles, o número de vagas, locais de atuação e demais informações (veja o edital). O resultado final será divulgado em 18 de outubro.

A primeira etapa do edital consiste na inserção de documentos no sistema, seguida pela pesquisa da vida funcional e social do candidato, sob avaliação da Secretaria da Segurança Pública, e exame de saúde.

Após o anúncio do governo federal de descontinuidade do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), as 12 escolas da rede estadual que pertencem ao modelo nacional migrarão para a gestão estadual, no início do próximo ano letivo. Além destes, outros 194 colégios cívico-militares do próprio Estado já fazem parte do programa estadual, o maior número do Brasil.

“Com a abertura do edital de seleção, além de completar o quadro de militares nas 194 escolas que já fazem parte do modelo, poderemos atender as 12 instituições do modelo federal e, ainda, as futuras instituições onde a comunidade escolar demonstrar interesse pelo programa”, explica Soraia Cristina Azevedo, coordenadora pedagógica dos colégios cívico-militares.

Núcleo Regional de Educação de Foz
Na área do Núcleo de Ensino de Foz do Iguaçu são 11 colégios cívico-militares, 7 em Foz do Iguaçu (um deles, do modelo federal que vai migrar para o estado); 1 em Santa Terezinha de Itaipu; 1 em São Miguel do Iguaçu e 2 em Medianeira.
De acordo com a Chefe do Núcleo, Silvana Garcia, são pelo menos 4 monitores por colégio. Por isso a necessidade de mais militares da reserva, para auxiliar no trabalho. O salário gira em torno de R$ 5 mil.

Sair da versão mobile