Lula assina em Foz do Iguaçu acordo para a retomada da obra do campus da Unila

O presidente Luíz Inácio Lula da Silva assinou na tarde desta terça-feira (4), o acordo de cooperação técnica para a retomada da obra do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), paralizado há 9 anos.

Lula veio à Foz do Iguaçu após participar da da 62ª Cúpula de Presidentes do Mercosul, relizada em Puerto Iguazú, no lado argentino da tríplice fronteira, onde recebeu a presidência pro tempori do bloco.

O acordo foi assinado pelo Ministro da Educação, Camilo Santana, o diretor de Itaipu Enio Verri e a reitora da Unila, Diana Araújo Pereira. O investimento de R$ 600 milhões para a conclusão do projeto de Oscar Niemeyer será custeado por Itaipu. “O presidente fez questão e nos determinou, a mim como Ministro da Educação e ao Enio, como presidente de Itaipu, que a gente retomasse essa obra, pelo compromisso com a Unila, que é de fato a integração latino-americana. Vamos entrega essa universidade pronta ainda no governo Lula”, afirmou o ministro.

Lula lembrou quando tomou a decisão de criar uma universidade que simbolizasse a união da América Latina. O projeto foi aprovado elo Congresso Nacional em 2007. “Achei que era importante criar essa universidade, vocês não tem noção da minha alegria quando vim inaugurar essa universidade e a minha tristesa quando vim na posse do Enio e vi aqueles prédios abandonados. Eu tomei a decisão de recuparar essa universidade, porque não tem nada mais barato no mundo do que financiar um jovem”, disse o presidente.

Na ocasião, foi dada posse a reitora eleita da Unila, professora Diana Araujo Pereira, eleita pela comunidade acadêmica no último mês de maio. Também foi anunciada a construção de 200 casas populares na cidade, ao custo de R$ 17 milhões, oriundos da venda 48 casas de propriedade de Itaipu.

Assista a cerimônia:

Sair da versão mobile