Azeite adulterado, vindo da Argentina, é apreendido pela PF em Foz

Cerca de 50 galões com o produto estavam em um carro que tentava entrar no Brasil, usando um desvio próximo à Ponte Tancredo Neves

Foto: Polícia Federal

Na tarde desta terça-feira (20), policiais federais realizaram mais uma ação de combate ao contrabando e descaminho de produtos de origem argentina, nas proximidades da aduana da Ponte Internacional Tancredo Neves, em Foz do Iguaçu.

Após o reforço na fiscalização na fronteira com a Argentina, os policiais monitoravam um carregamento de azeite, da mesma marca apreendida recentemente e constatada sua falsificação. O motorista tentou utilizar um desvio para evitar a fiscalização aduaneira e ingressar com cerca de 50 galões de azeite, mas foi surpreendido pela PF, tendo o veículo e os produtos retidos e encaminhados para a Receita Federal.

A PF ressalta que todo azeite da marca “Valle Viejo”, está com a comercialização suspensa pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde 2021. Alem disso, durante as investigações, foi realizado contato com os representantes legais detentores da marca que descartaram qualquer relação com o produto comercializado. A suspeita é que tal produto seja envasado em Puerto Iguazu e introduzido ilegalmente no país. Todos as amostras apreendidas pela PF e demais órgãos aduaneiros apresentaram adulterações.

Sair da versão mobile