Saúde deve repensar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde nos próximos feriados

No feriado da Páscoa o movimento nas UPAs quase triplicou

Foto: PMFI

Por causa do fechamento das Unidades Básicas de Saúde, durante o feriado da Páscoa, o movimento nas UPAs, quase triplicou. De acordo com o Coordenador da UPAs, Ademir Ferreira, de sexta-feira (07), até ontem (09), 1.393 pacientes atendidos na UPA João Samek e 890 na UPA Walter Barbosa.

“Se colocarmos os retornos pós-medicação e pós-exames, nós passamos de 2.500 atendimentos médicos na Samek e de 1.500 na Walter Barbosa. Esses números correspondem a duas vezes e meia a média histórica de atendimentos”.

Como teremos mais um feriado pela frente, na próxima semana, Ademir disse que já conversaram com o prefeito e a ideia é rever o atendimento, pois não são apenas os casos de dengue. As UPAs recebem pacientes com outras patologias. A proposta é manter as unidades de saúde abertas ou pelo menos uma ou duas em cada distrito, para que as demandas de retorno e acompanhamento dos pacientes com dengue, sejam feitas nos postos.

“O convênio com o Hospital Cataratas trouxe um certo alívio e hoje o cenário já é bem melhor. Semana passada as UPAs chegaram a ter mais de 700 pacientes internados e hoje tem menos 50. Já passamos os casos de Dengue C, onde tínhamos muitos casos, e pediatria”.

Os pacientes com dengue tipo B – que precisam de acompanhamento diário, com exames e hidratação, mas não necessitam de internamento, podem procurar as Unidades Básicas de Saúde, que voltaram a atender normalmente a partir de hoje.

Movimento nas UPAs
Movimento acima do normal, mas esperado no fim de semana por causa do feriado e postos fechado já começamos encaminhar para o hospital cataratas casos de Dengue C pediatria, onde havia muita gente precisando de atendimento quando é atendimento para a dengue e tem de retornas a cada 24 horas. Com os postos fechados essas semana veio para as UPAS 1.393  na Upa João Samek 890 na Walter passamos de 2500 atendimento médicos na Samek retorno pós medicação e pós exames nós passamos 1500 na Walter Barbosa duas vezes e meia a média histórica de atendimento.

Já conversamos com o prefeito e para o próximo feriado a ideia é rever o atendimento. a partir do momento e não só dengue temos outras patologias. que são atendidas nas UPAs. Internadas nas UPAS – hoje – 49 e nem todos precisam ser transferidos, ou abrir os postos de saúde ou um em casa distrito de retorno, de acompanhamento até triplicando como aconteceu no fim na semana passada mais de 700 pacientes nas UPAs com a entrada do hospital cataratas.

Sair da versão mobile