Atenção contribuinte: saiba como doar parte do imposto a entidades sociais

Em Foz do Iguaçu são baixos os valores doados levando em consideração o potencial que a cidade oferece

Foto: PMFI

Começou dia 15 o período de Declaração do Imposto de Renda e muitos contribuintes já enviaram os dados para a Receita Federal. Vale lembrar que ainda dá tempo de fazer uma boa ação nessa hora e ajudar entidades que trabalham com crianças, adolescentes e idosos. O valor que é doado vai para o Fundo Municipal da Criança (Funcriança) ou da pessoa idosa e pode servir para a dedução do imposto de renda. A doação é uma forma de destinar uma parte do imposto diretamente para uma causa social no lugar de entregar todo o recurso ao Governo Federal.

O Secretário de Assistência Social, Elias de Souza Oliveira, participou do Jornal da Cultura e falou da importância desses recursos e como são destinados para as entidades. “Os valores vão para o Fundo Municipal e são os conselhos da criança e do adolescentes e dos idosos, que vão elaborar editais e habilitam as entidades que precisam estar com toda documentação em dia e comprovar qualidade no atendimento. São os conselhos que fazem a gestão e a prestação de contas do que receberam. Além disso, é um dinheiro que vai ser aplicado aqui na cidade, para beneficiar o trabalho que é feito aqui”.

Na página da prefeitura, na internet, tem todas as orientações para fazer a doação. Outra indicação é falar com os contadores. Eles têm acesso aos dados contáveis de empresas e pessoas físicas e podem indicar a melhor maneira do contribuinte de fazer as doações.  Segundo o contador Elias Dandolini, ano passado a cidade de Foz do Iguaçu recebeu aproximadamente R$ 752.000,00, apenas 5,33% do potencial de doação que o município tem e para esse ano a previsão é de se alcançar a marca de R$ 1.000.000,00.
A entrega das declarações vai até o dia 31 de maio.

Sair da versão mobile