Aumenta o número de animais abandonados em Foz do Iguaçu

Não é difícil cruzar com cachorros e gatos nas ruas de Foz do Iguaçu e muitos foram abandonados pelos donos. Como a prefeitura de Foz não tem um canil para abrigar o bichos, conta com a parceria de 3 ONGs cadastradas e 134 protetores.

De acordo com Vilmar Andreola – Secretario Municipal de Desenvolvimento Industrial, Comercial e Agropecuário de Foz do Iguaçu, que responde também pela Diretoria de Bem Estar Animal, hoje são 2300 cães e 3076 gatos abrigados pelas ONGs e protetores.
“Infelizmente nessa época do ano aumenta o número de animais nas ruas, por causa da irresponsabilidade de muitos donos que viajam e deixam os animas na rua. Quem busca ajuda e até mesmo para uma denúncia, a orientação  é o número 156 e a ADIBA, que fica junto ao Horto Municipal”, disse Vilmar.

No último programa de castração da prefeitura e governo do estado,  foram atendidos quase 1500 animais, mas são mais de 5 mil  entre gatos e cachorros que precisam passar pela castração. “É uma questão de saúde pública e nós estamos cuidando com atenção”, destacou Vilmar. Hoje e amanhã, segunda e terça da próxima semana,  as ONGs e protetores vão receber  11 toneladas de ração para cachorros e gatos, o que vai garantir alimento para o fim do ano, quando  tem o período de recesso na prefeitura. A quantidade faz parte de um estoque remanescente e cada entidade vai receber a cota de direito. Para o ano que vem já estão previstas novas aquisições de ração e novos programas para castrar  animais.

 

Sair da versão mobile