Onda de calor atinge o sul do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai

Temperatura pode atingir ou superar 45ºC no Nordeste argentino com máximas muito altas ainda no Uruguai e no Sul do Brasil nesta semana.

Metsul

Será a primeira forte onda de calor na região no verão meteorológico (trimestre de dezembro a fevereiro) em grande contraste com o que se registrava exatamente um mês antes, quando a primeira semana de novembro teve temperatura muitíssimo abaixo da média, geada e até uma ocorrência inédita de neve no Sul do Brasil.

Na Argentina, ao contrário, o padrão de temperatura superior ao normal vem se arrastando desde meados de novembro. De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN), de 23 a 29 de novembro foi registrado um período de altas temperaturas em setores do Centro e do Norte do país.

A Argentina teve pouca chuva em novembro e o clima seco contribui para a ocorrência de episódios de calor extremo à medida que opera um sistema de feedback em que seca e calor se retroalimentam pela perda de umidade no solo, ar mais seco e céu claro ou com poucas nuvens.

PREVISÃO DE MAIS DE 40ºC NO RIO GRANDE DO SUL

A semana que começa será toda ela quente no Rio Grande do Sul com tardes de calor, porém as marcas nos termômetros devem se elevar principalmente de quarta ou quinta em diante na maioria das localidades com registros de máximas muito acima do normal para esta época do ano e calor em alguns municípios no patamar observado na onda de calor de janeiro deste ano. O Oeste e o Noroeste do estado gaúcho serão as áreas mais atingidas no Rio Grande do Sul pelo calor extremo pela proximidade do centro da bolha de calor no Nordeste da Argentina. A previsão a partir da segunda metade da semana é de máximas ao redor ou acima de 40ºC.

SANTA CATARINA E PARANÁ

O Oeste de Santa Catarina e do Paraná serão as áreas mais atingidas pelo calor intenso nos dois estados. A elevação maior da temperatura é esperada de quinta-feira em diante, quando as máximas passam de 35ºC em diversos municípios à medida que o ar mais quente avançará da Argentina e do Paraguai. São esperadas máximas de 35ºC a 37ºC no Oeste catarinense e Sudoeste paranaenses, mas pontos isolados podem ter até marcas superiores. Esquenta muito no final da semana também em outras cidades dos dois estados e se espera muito calor, por exemplo, no Sul catarinense.

Metsul

Onda de calor atingirá Argentina, Uruguai, Paraguai e Sul do Brasil

Sair da versão mobile