Modalidade de canoagem slalom dos Jogos Sul-Americanos será disputada na Itaipu Binacional

Atletas olímpicos Ana Sátila e Pedro Henrique Gonçalves representarão o Paraguai na competição

Ana Sátila em ação no Canal Itaipu: canoísta disputará os Jogos Sul-Americanos "em casa". Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

A Itaipu Binacional sedia, de 12 a 14 de outubro, a modalidade de canoagem slalom dos 12º Jogos Sul-Americanos – Assunção 2022. A hidrelétrica em Foz do Iguaçu (PR) é uma das quatro sedes dos jogos que acontecem no Paraguai e reúnem modalidades olímpicas e de campeonatos mundiais. O evento é promovido pela Organização Desportiva Sul-Americana (Odesul) e conta com a participação de 15 países da América do Sul. Os treinos da canoagem slalom estão marcados para 10 e 11 de outubro.

Todas as competições da modalidade ocorrerão no Canal Itaipu, um trecho do Canal da Piracema da hidrelétrica de Itaipu. O local, berço de diversos atletas revelados pelo projeto Meninos do Lago, iniciativa apoiada pela margem brasileira de Itaipu, já foi palco de uma série de eventos de canoagem e de rafting, incluindo campeonatos internacionais.

Nessa edição do Sul-Americano, estão previstas as participações de atletas olímpicos como Ana Sátila e Pedro Henrique Gonçalves (Pepê). Eles vão competir nas modalidades K1 (caiaque individual) e K1 extreme, uma categoria mais rápida do caiaque individual.

Os participantes do Projeto Meninos do Lago Leonardo Curcel e Ana Paula Castro, vão defender o Paraguai na competição.

Disputados de forma quadrienal como os Jogos Olímpicos, os Jogos Sul-Americanos acontecem desde 1978. Em 2022, eles são sediados pelo Paraguai, representando o maior evento esportivo já recebido pelo país vizinho. Serão quatro sedes em todo o País, incluindo a capital Assunção, região metropolitana, e a usina hidrelétrica de Itaipu, com acesso pelas cidades de Hernandárias, na margem paraguaia, e de Foz do Iguaçu, no lado brasileiro.

Assessoria

Sair da versão mobile