Ministério Público deflagra Operação Mata Atlântica em Pé em 17 estados

As ações de fiscalização continuam até o dia 30 de setembro. 

Foto: MPPR

O Ministério Público iniciou hoje, 19, a Operação Mata Atlântica em Pé. A ação voltada em combate ao desmatamento e recuperação de áreas degradas do bioma no país acontece nos 17 estados da Federação que são abrangidos pelo ecossistema. As ações de fiscalização continuam até o dia 30 de setembro.

No Paraná – é o sexto ano de operação- o trabalho é realizado em conjunto com a Polícia Ambiental (Força Verde), a unidade regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Água e Terra (IAT) e o Instituto de Criminalística.

Com o uso de sistemas de monitoramento das áreas via satélite, as equipes localizam e visitam propriedades em que há suspeita de desmatamento. Uma vez constatados os ilícitos ambientais, os responsáveis são autuados e podem responder judicialmente – nas esferas cível e criminal – além das sanções administrativas relacionadas aos registros das propriedades rurais.

Em 2021, a Operação Mata Atlântica em Pé identificou 8.189 hectares de vegetação suprimida ilegalmente em todo o país, alcançando o montante de R$ 55.531.184,19 em multas aplicadas – valor 70% superior às autuações de 2020. Ao todo, foram fiscalizados 649 polígonos nas 17 unidades da Federação em que a ação foi deflagrada.

Com informações do MPPR

 

Sair da versão mobile