Descomplica Detran aumenta em quase 500% os atendimentos online

Os serviços por meio do aplicativo Detran Inteligente registraram média mensal de 225.950 em 2019 e saltaram para 2.253.169 neste ano, aumento de 897%.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Desde 2019, o programa Descomplica Detran vem trazendo mais comodidade e agilidade para aqueles que precisam dos serviços do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). O Descomplica visa a desburocratização e simplificação dos serviços voltados à população e também às atividades que são executadas internamente.

Do início do programa até o momento, foram digitalizados mais de 2 milhões de processos. São quase 350 mil por mês, entre emissão de processos de habilitação, serviços para motoristas, exames, provas, reciclagem e guias para pagamento de taxas.

Desde 2019, a média mensal de atendimentos online, em todos os canais digitais disponibilizados, cresceu 496% – foram 65.793 em 2019 e 392.560 em 2022, mensalmente. Os serviços por meio do aplicativo Detran Inteligente registraram média mensal de 225.950 em 2019 e saltaram para 2.253.169 neste ano, aumento de 897%.  “O Descomplica Paraná foi criado para facilitar e dinamizar o acesso da população aos serviços do Estado. Pelo Detran-PR, já foram disponibilizados diversos serviços dentro do acesso restrito no portal, com maior rapidez, facilidade e segurança”, diz o diretor-geral Adriano Furtado.

Confira algumas iniciativas do programa:

Pagamento Pix
Em junho deste ano, foi disponibilizado o pagamento de todas as guias relacionadas a veículos, habilitação e infrações via PIX. O cidadão poderá usufruir do benefício pelo celular, com qualquer banco, por meio do QR Code ou do código numérico.

Foto e Biometria
O Estado firmou parcerias com as autoescolas para os procedimentos de captura de foto e biometria para cadastro, evitando assim a necessidade de deslocamentos até uma unidade da autarquia.

CNH Digital e CRLV-E
Os documentos de habilitação e veículos estão disponíveis online por meio do aplicativo CDT. Todos os documentos ficam agrupados no celular do cidadão.

AEN

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