“O momento agora é de reconstruir o hospital” diz diretor do COMUS, Andre Buriasco.

O Conselho Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu (COMUS) realizou na manhã de hoje, 28, uma reunião para tratar sobre o Hospital Municipal Padre Germano Lauck e as Unidades de Pronto Atendimento de Foz. O órgão colegiado tem o caráter deliberativo e fiscalizador. De acordo com o vice-presidente, Khalid Omairi, o conselho não trabalha na gestão da saúde, mas sim na fiscalização, tanto que o trabalho do conselho é analisar o Relatório Anual de Saúde do município e apontar as falhas, que atualmente tem sido utilizadas pelo Tribunal de Contas e pelo Ministério Público para darem embasamento em fiscalizações e/ou denúncias.

Em entrevista a Rádio Cultura, o presidente Andre Buriasco conta que atualmente o COMUS está em contato com a atual secretária de saúde, Rose Meri e com a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Jaquelini Tontini, para levantar os dados sobre os valores de encargos, cargos comissionados e pagamentos para que não seja necessário fechar a Fundação.

Quando tratado das UPAs e a terceirização no atendimento, de acordo com o presidente, para a fundação não houve mudanças e melhoras no atendimento, as auditorias e fiscalizações realizadas pelo COMUS na UPA mostraram que o cenário está ruim. “O modelo cai por terra se não tiver uma boa gestão”, conta Buriasco.

Durante a conversa o presidente e o vice presidente contam que Foz do Iguaçu tem dificuldades com as especialidades na saúde e por isso a longa fila de espera dos usuários em acesso a consultas ou cirurgias, Uma das propostas a serem apresentadas é aumentar o valor pago ao profissional de saúde. Para que o interesse do especialista esteja em trabalhar para o município. Atualmente são mais de trinta (30) especializações, porém em Foz do Iguaçu são dezesseis (16) contratadas.

Buriasco, presidente do COMUS conta que o Hospital Municipal é um patrimônio pra população de Foz do Iguaçu. O momento agora é de reconstruir o hospital depois desse período de tragédias e que esse trabalho de levantar informações em conjunto com a Secretaria de Saúde e Fundação Municipal é o começo da organização.

Sair da versão mobile