BPFRON completa dez anos de criação

A faixa de fronteira e atuação do BPFRON compreende uma parcela de 139 municípios do Paraná.

O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) é a unidade especializada da Polícia Militar do Paraná que atua no combate aos crimes de fronteira. Criado em âmbito estadual no dia 6 de junho de 2012, o Batalhão foi pioneiro na aplicação de policiais militares na Estratégia Nacional de Segurança das Fronteiras (ENAFRON) por meio do emprego de uma unidade policial militar especializada em atividades específicas de Preservação da Segurança Pública na região de Fronteira.

Inaugurado oficialmente em 25 de julho de 2012, o BPFRON completa em 2022 dez anos de existência. A faixa de fronteira e atuação do BPFRON compreende uma parcela de 139 municípios do Paraná, o que corresponde a mais de um terço de todo o Estado. O BPFRON conta também com pelotões especializados no policiamento náutico e emprego de cães, destacando-se a nível nacional pela sua competência no desempenho da função.

Operando de forma conjunta com outras unidades da Polícia Militar do Paraná e de modo integrado com Instituições Externas como as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal e a Receita Federal, com apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, O Batalhão atingiu números extraordinários nos indicadores de atuação na região de fronteira nesses dez anos, registrando neste período a apreensão de mais de 160 toneladas de drogas; sendo cem toneladas somente nos últimos três anos.

Em dez anos de trabalho o BPFRON retirou de circulação mais de 1.000 armas de fogo e 36 mil munições, recuperou aproximadamente 700 veículos que foram furtados ou roubado, apreendeu mais de 46 toneladas de defensivos agrícolas que adentravam clandestinamente no território nacional, e 5.122 pessoas foram detidas por crimes transnacionais.

Com informações da Assessoria.

Sair da versão mobile