Alunos da Escola Gabriela Mistral retornam à unidade na próxima segunda-feira (13)

Parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná garantiu o atendimento presencial dos 243 estudantes durante o período de reconstrução da sede

A Secretaria Municipal da Educação anunciou o retorno dos alunos à Escola Gabriela Mistral, na região da Vila A, para a próxima segunda-feira, dia 13 de junho. Os 243 estudantes utilizarão as salas de aula, banheiros e refeitório do bloco onde a obra já está concluída.

Os atrasos na reconstrução da escola, segundo a empresa responsável, foram ocasionados durante a pandemia da Covid-19, com a escassez de materiais da construção civil e o aumento expressivo dos produtos, como aço e ferro. A empresa solicitou o reequilíbrio econômico à Prefeitura e se comprometeu em finalizar toda a obra até o dia 24 de junho. O município já investiu R$ 3,6 milhões na construção da nova escola, que ofertará o atendimento em período integral a partir de agosto.

Parceria Unioeste

Desde junho do ano passado, quando foram retomadas as aulas presenciais na rede municipal de ensino, os alunos da Gabriela Mistral são atendidos na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), no Jardim Universitário, com transporte fornecido pela Secretaria da Educação. “Somos muito gratos a Unioeste por essa grande parceria. A universidade abriu as portas para os nossos alunos e professores e acolheu a todos com muito carinho”, comentou a secretária da educação, Maria Justina da Silva.

A diretora da escola Eliane Choppe, afirma que a universidade se tornou parte da escola. “Fomos muito bem acolhidos por toda equipe da Unioeste, começando pelo diretor Fernando e os demais funcionários. Sempre que necessitamos de espaços além das salas de aula eles com presteza nos atenderam. Usamos o refeitório, laboratório de informática, cozinha industrial, auditório, mini auditório e espaço do gramado para educação física. Os funcionários que cuidam dos pavilhões disseram que quando nós sairmos daqui deixaremos saudades, pois as crianças trouxeram alegria ao espaço. Só temos a agradecer a equipe Unioeste por tudo”, disse.

Estrutura

Inaugurada em 1981, a Escola Municipal Gabriela Mistral nunca havia recebido uma grande reforma, mesmo com o crescimento populacional da região Norte. Em 2019, durante o Orçamento Participativo, os moradores de maneira transparente e democrática escolheram a escola para receber investimentos de reconstrução.

Após a reforma, a escola terá capacidade para atender até 300 crianças. São 9 salas de aula, sala de informática, multimídia, além de sanitários, biblioteca, refeitório, saguão, playground, praça interna, sala dos professores, cozinha, almoxarifado, sala da direção, secretaria e coordenação. A execução dos trabalhos é acompanhada por equipes técnicas da Secretaria Municipal de Obras.

Assessoria

Sair da versão mobile