Auditores do Mapa retomam atividades no porto de Cidade do Leste, no Paraguai

Hoje, representantes dos Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) visitam o local para avaliar as condições de trabalho aos servidores brasileiros

A atuação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no controle e fiscalização de produtos vegetais importados do Paraguai, será retomada a partir de hoje (03/06), na Área de Controle Integrado de Cidade do Leste. O trabalho havia sido interrompido no local por falta de segurança e transferido temporariamente para o Porto Seco de Foz do Iguaçu.

Após uma reunião, na semana passada, entre representantes dos auditores fiscais do MAPA, da Aduana Paraguaia e do Serviço Nacional de Qualidade e Sanidade Vegetal e de Sementes (Senave), órgãos responsáveis pela fiscalização naquele país, foi acordado que seriam feitas obras de melhoria no posto para garantir mais segurança e melhores condições de trabalho aos auditores.

Entre as principais reivindicações estavam obras de isolamento, adequação de salas e bancadas no posto paraguaio. Além disso, os representantes se comprometeram a adotar ações preventivas para evitar que veículos irregulares cheguem ao local de fiscalização.

Hoje, o diretor jurídico da ANFFA Sindical – Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários, Rogerio Ferreira da Silva, e Oscar Rosa, do departamento de Política Profissional, farão uma visita técnica ao Porto Seco acompanhar a retomada das atividades. A ideia é verificar pessoalmente se as adequações solicitadas pelo Mapa foram atendidas a contento e se garantem melhores condições de segurança e de trabalho aos servidores.

A princípio, com o cumprimento das demandas pelo Governo paraguaio, o retorno dos servidores brasileiros ao local deve ser restabelecido já nesta sexta-feira, 3.

Assessoria

Sair da versão mobile