Caminhão roubado em Florianópolis por quadrilha é recuperado no Paraguai

O caminhão da marca volvo, modelo FH 440 6x2T113, e o semirreboque marca Randon estão avaliados em meio milhão de reais.

Uma ação conjunta resultou na recuperação de um caminhão e semirreboque no Paraguai que haviam sido roubados em Florianópolis durante a ação de uma quadrilha que sequestrava caminhoneiros e foi presa pela Polícia Civil de Santa Catarina na semana passada.

O caminhão da marca volvo, modelo FH 440 6x2T113, e o semirreboque marca Randon estão avaliados em meio milhão de reais. Foram localizados e recuperados por volta das 22h de quarta-feira (01) na linha internacional, altura de Palmeriña e Japora, na cidade de Salto Del Guaira, no Paraguai. Os veículos foram encaminhados até a Delegacia de Polícia Civil de Mundo Novo (Mato Grosso do Sul) para as providências legais.

A recuperação no território paraguaio é um desdobramento da operação desencadeada no dia 27 de maio, a partir da troca de informações e união de esforços entre a Polícia Civil de Santa Catarina, Polícia Nacional do Paraguai, Polícia Civil do Mato Grosso do Sul e ainda, da Divisão de Apoio à Investigação do Centro Integrado de Operações de Fronteira da Coordenação-Geral de Combate ao Crime Organizado (DAI/CIOF/CGCCO)/SEOPI/MSJP.

Outros dois caminhões e semirreboques subtraídos no mesmo fato foram recuperados em São José dos Pinhais (PR) e Lages.

Ação integrada

A recuperação no país vizinho envolveu a Polícia Civil de Santa Catarina (Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais/DFRV/DEIC), a Polícia Nacional do Paraguai (Departamento de Investigação de H/P De Canindeyú de Salto Del Guaira e Divisão do Comando Tripartite de Ciudad Del Este), a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (Delegacia de Polícia de Mundo Novo) e a Divisão de Apoio à Investigação do Centro Integrado de Operações de Fronteira da Coordenação-Geral de Combate ao Crime Organizado da Secretaria de Operações Integradas do Ministério a Justiça e Segurança Pública.

O crime e a prisão da quadrilha

Os autores dos crimes realizaram um anúncio falso de frete em nome de empresa conhecida em aplicativo de fretamento prometendo um bom pagamento, o que atraiu quatro caminhoneiros até Florianópolis.

No dia 27/05/2022, os motoristas, quando compareceram no local combinado, foram arrebatados e conduzidos até o cativeiro, onde permaneceram amarrados, dopados, encapuzados e sob ameaça de arma de fogo.

As vítimas foram libertadas pelos criminosos após três dias, quando então tiveram a certeza de que os caminhões já haviam sido conduzidos até o Paraguai.

Na noite de 27/05/2022, a força-tarefa da Polícia Civil de Santa Catarina, com o apoio da PRF e CYBER-GAECO/MPSC, desarticulou e prendeu cinco integrantes da organização criminosa responsável por pelo menos 12 sequestros ocorridos desde o final de março em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul contra caminhoneiros de diversos Estados do Brasil.

Assessoria

Sair da versão mobile