Curitiba volta a recomendar uso de máscaras em locais fechados ou com aglomeração

A recomendação acontece por causa da alta do número de novos casos e de casos ativos de covid-19 e outras doenças respiratórias.

Geraldo Bubniak/AEN

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba volta a recomendar o uso de máscaras faciais para locais fechados ou ambientes abertos com aglomeração de pessoas. A recomendação acontece por causa da alta do número de novos casos e de casos ativos de covid-19 ao mesmo tempo em que o sistema de saúde enfrenta pressão pelo aumento do atendimento por outras doenças respiratórias.

A indicação do uso da máscara vale para transporte coletivo, terminais, estações-tubo, shows, jogos, shoppings, lojas, supermercados, entre outros. Permanece, ainda, a indicação já em vigor para uso desse equipamento de proteção em estabelecimentos de saúde e pelas pessoas com sintomas respiratórios (independentemente do local).

É o que prevê o novo Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba para Doenças de Transmissão Respiratória, que será lançado nesta sexta-feira (13/05).

Fluxo de Atendimento
Além da volta das máscaras, a Secretaria Municipal da Saúde determinou que todas as unidades de saúde passem a realizar o chamado atendimento em “Y”: um fluxo exclusivo para casos respiratórios e outro separado para as demais situações. O modelo foi amplamente usado durante a pandemia.

As unidades de saúde passam a atender apenas casos mais urgentes, suspendendo temporariamente o agendamento dos atendimentos aos pacientes crônicos, mantendo, porém, o acolhimento a gestantes e crianças, a realização de vacinação, dispensação de medicamentos e atendimento de odontologia.

Outra medida é a renovação automática, por mais 60 dias, das prescrições de medicamentos de uso contínuo.

Fonte: SMCS

Sair da versão mobile