Governo Municipal de SMI e Sicoob desenvolvem projeto para recolha de pilhas e baterias

O objetivo do programa é a destinação correta dos resíduos sólidos.

Foto: Sicoob

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Meio Ambiente, e o Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil (Sicoob) deram início ao projeto “Descarte Consciente”, que consiste na recolha de pilhas e baterias pequenas.

Para o desenvolvimento da ação, representantes do Sicoob entregaram na terça-feira, 03, dois ‘papa-pilhas’ para a secretaria de Meio Ambiente, que ficarão à disposição da comunidade para descartar pilhas e baterias pequenas, que são utilizadas em relógios, brinquedos, controles, celulares, entre outros.

Um deles ficará na sede da própria secretaria, que fica no Paço Municipal, em frente aos bancos, para a coleta de segunda à sexta, no horário de expediente da prefeitura. O outro ficará na Associação de Agentes do Meio
Ambiente e Reciclagem de São Miguel do Iguaçu (AMAR), localizada no distrito Balneário Ipiranga.

O gerente da unidade Sicoob de São Miguel, Anderson Jacob, contou que o objetivo do programa é a destinação correta dos resíduos sólidos. “A cooperativa, além de estar presente na comunidade, pensa na preservação
do Meio Ambiente colaborando na destinação correta do lixo, principalmente de pilhas e baterias”.

Além de colocar em prática o 7º princípio cooperativista “Interesse pela Comunidade”, completa Anderson, esse projeto contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU, que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas agora e no futuro.

Para a técnica da AMAR e Assessora Adjunta da secretaria de Meio Ambiente, Angélica Daiane Kaminski Kipper, essa ação é de extrema importância porque vai dar o destino correto a esses materiais que são perigosos para a natureza. “Se deixar de forma inadequada no meio ambiente elas contaminam o solo, pois contém metais pesados como mercúrio e chumbo”.

Assessoria

Sair da versão mobile