Caminhoneiros paraguaios anunciam greve a partir desta segunda-feira

Trabalhadores pedem intervenção do governo do Paraguai no preço do diesel.

Caminhoneiros paraguaios anunciaram que iniciarão uma paralisação nacional a partir da meia noite desta segunda-feira (14), como forma de forçar o governo a intervir para baixar o preço do diesel no país. A decisão foi tomada após uma reunião entre representantes do governo na sede da estatal Petropar – Petróleos Paraguaios – em Assunção.

O presidente da Federação de Caminhoneiros do Paraguai, Ángel Zaracho, informou que a medida inicia ainda nesta noite e que as mobilizações acontecem a partir das 6 horas, pelas rodovias de todo o país. A greve pode mobilizar cerca de 40 mil caminhoneiros.

Os trabalhadores exigem medidas concretas do governo para baixar o preço do combustível, que tiveram uma série de reajustes nas últimas semanas devido ao aumento da cotação do petróleo no mercado internacional. O barril do petróleo fechou a semana em 112,67 dólares, após ter atingido 130 dólares no início da semana, a maior alta desde 2008.

Zaracho disse que a classe pede que o estado volte a ter controle sobre o preço do diesel, zerando o Imposto Seletivo ao Consumo, pelo menos enquanto durar a crise. “Há tempo vinhamos dialogando, mas a partir desta manhã tomaremos uma medida mais forte. A manifestação, como sempre, será no acostamento da rodovia e não vamos dar instruções para o fechamento de vias.

O presidente da Petropar, Denis Lichi, classifica a manifestação como “estranha”, levando em conta os esforços do governo para atenuar os últimos aumentos. “O governo está trabalhando. Fizemos um esforço nas duas altas anteriores diminuindo o Imposto Seletivo ao Consumidor e reduzindo o preço do diesel tipo II”, disse.

Sair da versão mobile