Atuação de bombeiros é intensificada e afogamentos diminuem na Costa Oeste

Afogamentos reduziram 10% em relação à temporada anterior.

guarda-vidas;costa-oeste;praias

Foto: SESP-PARANÁ

O balanço do 3º Comando Regional de Bombeiros (3º CRBM) indica que, de 18 de dezembro de 2021 até a última segunda-feira (21/02), nas praias de água doce, rios e cachoeiras da Costa Oeste, houve nove óbitos por afogamento, todos em áreas não protegidas por guarda-vidas ou fora do horário de atuação destes profissionais. O número mostra uma redução de 10% em comparação com o mesmo período do verão passado e alerta para a importância de se banhar em áreas protegidas.

A Costa Oeste inclui os municípios lindeiros ao Lago da Itaipu. O relatório aponta, ainda, que na região foram feitas 10.402 orientações e advertências nestas áreas. Em comparação com o mesmo período da temporada houve aumento de 13% e 19%, respectivamente.

O trabalho de prevenção é uma das prioridades dos guarda-vidas, mas de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco, é importante a conscientização da população em relação aos perigos que ela própria pode evitar.

Trabalho intensificado
O comandante do 3°CRBM e coordenador das atividades dos bombeiros na região Oeste durante o verão, tenente-coronel Antônio Shinda, explica que a atuação foi intensificada desde o dia 18 de dezembro, por conta da crescente procura por lazer e banhos de rio.

Desde então, as equipes do Corpo de Bombeiros, por meio das unidades da região, têm atuado com todos os recursos disponíveis, como viaturas, embarcações e motos aquáticas, além de efetivo treinado para prestar atendimento nos rios, a fim de evitar afogamentos.

Segundo o tenente-coronel Shinda, o perfil das vítimas de afogamentos é o homem jovem. Dos nove casos, apenas um foi em área protegida por guarda-vidas, porém a ocorrência foi em um horário após o encerramento das atividades do posto, na cidade de Santa Helena.

Sair da versão mobile