Postos de Puerto Iguazú ficaram sem combustível

Os quatro postos de combustível de Puerto Iguazú, na Argentina, ficaram sem gasolina na sexta-feira (29). O desabastecimento também foi registrados nas cidades vizinhas de Libertad, Esperanza e Wanda, à cerca de 30 quilômetros de Iguazú.

A cidade vive um desabastecimento desde o final do último ano, resultado do congelamento dos preços dos combustíveis pelo governo nacional, fazendo com que as petroleiras segurem o produto; a diminuição da cota de combustível por cidade; e o aumento da demanda após a reabertura das fronteiras, além da venda ilegal.

A situação se agravou na última semana, fazendo com que veículos utilizados para a prestação de serviços, como turismo, ficassem sem rodar. A escassez de combustível também afetou a capital Posadas, de Misiones, onde o produto faltou em vários postos. A expectativa é que um carregamento chegue à cidade neste final de semana.

Faruk Jalaf, diretor da Câmara de Postos de Combustível do Nordeste Argentino (CESANE), disse que no final do mês se esgotam as cotas correspondentes, fazendo faltar o produto, mas que a situação deverá ser normalizada nos primeiros dias de fevereiro.

“Nas primeiras três semanas do mês voltará a acontecer a mesma coisa, ou seja, haverá produto e até ao final do mês, se os preços se mantiverem congelados, com certeza voltará a haver desabastecimento”, disse Jalaf, lembrando que a falta de diesel já acontecei antes mesmo da reabertura das fronteiras. “O diesel é muito consumido na província pela indústria, transportes públicos e atividade de carga”.

Em dezembro, o município de Puerto Iguazú aprovou uma lei limitando a quantidade de gasolina e diferenciando o horário de abastecimento para veículos estrangeiros, como forma de evitar a falta do produto para os moradores da cidade.

Sair da versão mobile