General Ferreira pede demissão da Direção-geral da Itaipu, diz jornal

Novo Diretor-Geral estaria sendo negociado pelo "Centrão" e deve ser mais político. Ex-governadora Cida Borghetti é um dos nomes apontados.

O Diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, General João Francisco Ferreira pediu demissão do cargo. A informação foi publicada no Jornal Valor Econômico e Paraná Portal, do Uol. De acordo com as informações, o anúncio foi feito na manhã desta terça, 25, em reunião com funcionários da empresa. Junto com o Ferreira, também deixarão os cargos os Coronéis, Robson Rodrigues de Oliveira e Aloisio Lamin, além do major Washington Vasconcelos Santana. Durante o período de transição o cargo deve ser ocupado pelo Almirante Anatalício Risden.

Segundo as informações, o General teria afirmado que o cargo está sendo negociado entre o presidente Jair Bolsonaro e o “centrão” da Câmara dos Deputados, conjunto de partidos políticos que não possuem uma orientação ideológica específica e tem como objetivo assegurar uma proximidade ao poder executivo de modo que este lhes garanta vantagens e lhes permita distribuir privilégios. Dessa forma, Ferreira decidiu sair antes da troca pois não vê sentido em continuar despachando durante o período, evitando o desgaste.

Especulações dentro da Itaipu Binacional, segundo o Paraná Portal, apontam que a ex-governadora do Paraná Cida Borghetti, e esposa do deputado Ricardo Barros, um dos principais aliados de Bolsonaro, poderia ser indicada ao cargo. Cida atualmente ocupa do cargo de conselheira da Itaipu. A Rádio Cultura entrou em contato com o Deputado Ricardo Barros, que não confirmou a informação.

Sair da versão mobile