Elevação no consumo de água, temperaturas altas e queda de vazão colocam abastecimento de Matelândia em alerta

Poços que abastecem os moradores de Matelândia estão com 20% de redução no volume de água disponível para captação e tratamento.

Alerta da Sanepar. Temperaturas elevadas provocam aumento no consumo de água e muitas vezes fazem com que as pessoas tenham atitudes que levam ao desperdício. Foto: Ike Stahlke/Sanepar

Os poços que abastecem os moradores de Matelândia, no Oeste do Estado, estão com 20% de redução no volume de água disponível para captação e tratamento. Por outro lado, as altas temperaturas têm contribuído para o aumento no consumo de água, colocando em alerta o sistema de abastecimento. Por conta desses fatores a Sanepar orienta para que a água tratada seja priorizada para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. É imprescindível que todos colaborem, adotando o uso racional da água.

Diminuir a duração do banho
Para um chuveiro, de vazão média de 6 litros de água por minuto, um banho de 10 minutos consome 60 litros de água. Diminua esse tempo para cinco minutos e economize 30 litros. Em uma casa com quatro pessoas, serão economizados 120 litros por dia. No final do mês, a economia será de 3.600 litros de água somente reduzindo pela metade o tempo do banho.

Lavar calçadas
Utilize a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas ou reutilize a água que sai da máquina de lavar roupa. Para se ter uma ideia, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Prefira um balde e um pano para limpar o carro. Lembre-se novamente: uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.

Vazamento
Fique atento e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa pode desperdiçar 3.200 litros de água por mês. Uma torneira pingando uma gota a gata 5 segundos representa mais de 20 litros de água jogados fora em apenas um dia. Em um mês são 600 litros de água desperdiçados. Ao encontrar vazamentos na rua ou em vias públicas, avise imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

AEN

Sair da versão mobile