Afastamento por Covid-19 começa afetar atendimento do comércio em Foz

Empresas tiveram de fechar as portas por falta de funcionários. Acifi apoia redução de afastamento proposta pelo governo dos positivados assintomáticos.

Foto: Assessoria ACIFI

O aumento exponencial de casos de Covid-19 em Foz do Iguaçu já está afetando o funcionamento do comércio em Foz do Iguaçu. Algumas empresas tiveram de fechar as portas por falta de funcionários após surto da doença no local, e outras precisaram reduzir a capacidade de atendimento. A informação foi confirmada pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz (ACIFI) Ismail Faisal.

Segundo Faisal, o problema tem atingido principalmente a rede de hotéis na cidade. “Isto já é um problema, principalmente em hotéis, tem muita gente se ausentando do trabalho devido aos sintomas, ficando em casa” pontuou. “A ausência das pessoas no trabalho preocupa, isso faz com que todos os negócios, seja no turismo, seja no comércio, na logística, isso vai dando uma evasão de mão de obra, fazendo com que comprometa algumas entregas e o resultado para o cliente final” salientou.

Faisal argumenta que o comércio tem se preocupado com as medidas de segurança sanitária. “O comércio e as empresas vem fazendo com muita força desde o início da pandemia são os cuidados sanitários, distanciamento, ventilação dentro dos ambientes, cuidado com álcool, uso de máscara obrigatório” afirma. Por outro lado, Faisal defende a redução do tempo de afastamento de funcionários positivados assintomáticos. “Nós temos demandado a redução do prazo de afastamento, como o governo já solicitou para 5 dias, em relação aos atestados quando o funcionário não tenha sintomas” disse.

Quanto a vacinação, o presidente realçou que a ACIFI não vai intervir e diz que a vacina deve ser voluntária. “Não existe intervenção da ACIFI em relação a vacinação, ela tem que ser voluntária, é uma questão de consciência das pessoas, a gente acredita que ela deve ir lá tomar sua vacina, como qualquer brasileiro, quanto qualquer cidadão, pra proteger tanto ela quanto o terceiro, é uma questão de consciência de cada cidadão” afirmou.

Sair da versão mobile