Detran-PR capacitou 772 novos vistoriadores veiculares em 2021

No curso são abordados temas como legislação, classificação geral dos veículos, identificação externa e interna, equipamentos obrigatórios, documentação e sistemas, adulteração veicular e a vistoria.

Foto: Detran-Paraná

O Detran-PR capacitou 772 novos vistoriadores veiculares em 2021. A capacitação foi feita por meio do curso que tem como objetivo identificar possíveis adulterações e evitar, assim, que veículos fora das especificações sejam regularizados.

O curso de vistoria conta com carga horária de 16 horas/aula, divididas entre teoria e prática. São abordados temas como legislação, classificação geral dos veículos, identificação externa e interna, equipamentos obrigatórios, documentação e sistemas, adulteração veicular e a vistoria.

O material fornecido aos alunos pela Escola Pública de Trânsito do Detran (EPT) é revisado por uma equipe pedagógica e técnica capacitada, a fim de mantê-lo constantemente atualizado e dentro do que determina a legislação de trânsito.

Em razão da responsabilidade que essa atividade exige, ela é atribuída exclusivamente aos servidores do Detran e postos de trânsito conveniados, agentes de trânsito (guardas municipais e policiais civis e militares), despachantes credenciados e aos funcionários das estampadoras de placas.

Vistoria
A vistoria tem como objetivo constatar se o veículo está em situação regular, verificar a autenticidade da documentação e avaliar suas condições para circular nas vias. É uma avaliação visual do carro, em que são analisados itens como número de motor, chassi, documentos, equipamentos obrigatórios, itens de segurança, entre outros.

Ela é exigida nos casos de 2ª via do Certificado de Registro de Veículo (CRV), liberação de bloqueio por acidente, remarcação de chassi, autorização para gravação do motor; autorização do Certificado de Segurança Veicular (CSV), autorização para alteração de característica, alteração de dados, baixa por sucata, reativação de placa de duas letras, aquisição de veículo; aquisição com troca de município, mudança de município, primeiro emplacamento e registro de outro estado.

O Detran oferece também o serviço de vistoria domiciliar, na qual o servidor vai até o local onde o veículo está, para as situações de baixa por sucata, veículos com placas de duas letras, autorização para remarcar chassi de veículo batido, quando o veículo estiver retido em outro pátio que não seja do Detran e precisa solicitar 2º via, transferir, entre outros; primeiro emplacamento para máquinas agrícolas; quando o cidadão recupera o veículo furtado e estiver impossibilitado de ir ao Detran por estar sem placas ou depenado, e com o laudo da perícia técnica da Polícia Civil.

AEN

Sair da versão mobile