Desarticulam rede de tráfico de pessoas entre o Paraguai e a França

O Ministério Público e Polícia Nacional do Paraguai, em operação conjunta com representes da justiça e polícia francesas, investigaram uma rede internacional de tráfico sexual de pessoas, entre os dois países e a Espanha. A Operação Taranis prendeu três pessoas em Cidade do Leste e outras sete entre Espanha e França.

Em Cidade do Leste, os procedimentos foram realizados por agentes do Departamento de Investigações em Tráfico de Pessoas da Polícia Nacional.

As investigações iniciaram após a denúncia de uma das vítimas, contando que foi contatada por uma rede social por um cidadão paraguaio que lhe deu instruções sobre onde deveria ir para que pudesse receber o dinheiro para a compra da passagem aérea.

Um dos mandados foi cumprido em uma agência de viagens no centro de Cidade do Leste. “Esta agência é aquela que fornece as passagens aéreas às vítimas e também as treina, ou seja, o que devem trazer, quanto dinheiro, o que devem responder às autoridades de imigração e aí elas descobrem que devem trabalhar em uma situação de exploração sexual”, contou a promotora paraguaia, Natalhia Acevedo.

Na França, o crime foi denunciado por uma paraguaia resgatada, que foi levada ao país com a promessa de emprego, mas acabou sendo vítima de exploração sexual. A organização criminosa pode ter recrutada ao menos 40 paraguaias. Pelo menos 15 foram resgatadas.

Sair da versão mobile