Municípios lindeiros finalizam parte da campanha de 24 milhões de árvores plantadas pela Itaipu

As ações envolveram 16 municípios lindeiros ao lago de Itaipu. Os plantios começaram no dia 14 de outubro, em Foz, e terminaram na última sexta-feira (5), em Santa Terezinha.

Em Foz do Iguaçu, participaram do plantio alunos de escolas municipais e o vice-prefeito da cidade, Francisco Sampaio. Foto: Christian Rizzi/PMFI

A ação de plantio de 24 milhões de árvores é realizada pela Itaipu Binacional desde 1979. No dia 14 de outubro, em Foz do Iguaçu foi iniciada a última etapa do plantio que se encerrou nessa sexta, 05, em Santa Terezinha de Itaipu. As espécies escolhidas para o plantio foram: oito mudas de pau-brasil, cinco de ipê-roxo, duas de peroba e uma de ipê-amarelo. Essas foram as espécies que foram utilizadas para simbolizar a marca dos 24 milhões de árvores plantadas pela Itaipu, nas áreas protegidas na margem brasileira da binacional.

Outra centena de árvores foi plantada nos municípios, durante os eventos – entre elas, mudas de copaíba, louro-pardo, guajuvira, jabuticabeira, cerejeira, pitangueira, uvaieira e ingazeiro, todas produzidas no viveiro florestal do Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu.

O objetivo das atividades foi consolidar e reforçar a parceria entre Itaipu e a comunidade de entorno do reservatório. A adesão à campanha foi expressiva, com a participação de representantes de escolas e instituições públicas e privadas, poderes Executivo e Legislativo locais, igrejas, cooperativas, grupos de escoteiros, forças de segurança e a população em geral.

Os municípios que participaram dos plantios foram São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Diamante D’Oeste, São José das Palmeiras, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Terra Roxa, Guaíra, Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Mundo Novo (MS).

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general João Francisco Ferreira, destacou o apoio da comunidade para a proteção do meio ambiente e a garantia da sustentabilidade na geração de energia. “Itaipu sempre teve e sempre terá uma grande preocupação com o ecossistema e a biodiversidade em todo o seu entorno. Cuidar das questões ambientais também garante a segurança hídrica e energética para o Brasil e para o Paraguai”, afirmou.

Áreas de proteção

As áreas protegidas da Itaipu somam mais de 100 mil hectares, nas duas margens do reservatório, e foram reconhecidas como área núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, dentro do programa “Homem e Biosfera”, da Organização das Nações Unidas.

Em 2017, a Fundação SOS Mata Atlântica publicou um estudo indicando que Itaipu é a principal responsável pela regeneração de áreas florestais no Paraná. São quase 30% de recuperação do bioma observado no Estado nos últimos 30 anos.

Durante a etapa nos municípios, os representantes de entidades e o público em geral foram estimulados a postarem as fotos do plantio nas redes sociais com as hashtags #ItaipuRefloresta e #24MilhoesDeArvores. A última atividade da campanha será o plantio de uma muda de ipê-amarelo no Refúgio Biológico Bela Vista, mantido pela Itaipu, em data ainda a ser confirmada.

Itaipu Binacional

Sair da versão mobile