Deputado Michele Caputo (PSDB) pede urgência na reativação da UTI Pediátrica em Foz

O contrato foi encerrado em fevereiro e há mais de 6 meses não há UTI Pediátrica em Foz

Foto: Assessoria

O deputado Michele Caputo (PSDB) solicitou nesta terça-feira, 19, em requerimento ao secretário estadual Beto Preto (Saúde), urgência na reativação dos leitos de UTI pediátrica em Foz do Iguaçu. Desde que o contrato, foi encerrado em fevereiro, entre a Secretaria Estadual da Saúde e o Hospital Costa Cavalcanti, segundo o deputado, o SUS não possui a oferta deste tipo de serviço. “Os pacientes crianças que necessitam dos serviços tem que se deslocar longas distâncias”, disse.

Na semana passada, Michele Caputo visitou os dois hospitais da cidade: Padre Germano Lauck e Costa Cavalcanti e afirma que as duas unidades de saúde têm condições e estruturas para receber os leitos de UTI pediátrica.  “Eu visitei os dois hospitais. O hospital municipal teve uma ampliação extremamente importante que praticamente dobrou sua capacidade de leitos, um hospital que de fato valeu a pena termos assumido a supervisão administrativa quando fui secretário (estadual de Saúde – entre 2011/2018), mantendo por 12 meses um recurso que evitou o fechamento”, argumentou.

Os problemas judiciais na ocasião no Hospital Municipal, lembra Michele Caputo, levaram a Secretaria Estadual de Saúde a ampliar o teto de repasse de recursos ao Hospital Costa Cavalcanti para garantir os serviços de UTI pediátrica. “Na época, a prefeitura devia mais de R$ 30 milhões para esse hospital. Recebia o dinheiro do fundo nacional e do fundo municipal e não repassava ao hospital. Nós fizemos uma intervenção importante, trazendo esse hospital (Costa Cavalcanti) ao teto do Estado e com isso dando uma segurança e estabilidade, evitando uma desassistência numa área tão importante que é a questão hospitalar”.

Serviços do SUS

“É importante resolver isso antes do final do ano até porque o contrato se esgotou a praticamente há nove meses atrás.” ressaltou Michele Caputo. O deputado reafirma que Foz de Iguaçu é uma cidade grande e populosa com dois hospitais aptos ao fornecimento de serviços de UTI pediátrica. “É fundamental que SUS do município volte a oferecer os serviços de saúde”.

“Ante ao exposto, pergunta-se: Quais as medidas e planejamento da Secretaria Estadual de Saúde para que o SUS de Foz de Iguaçu volte a contar com leitos de UTI pediátrica para a população?”, reitera Michele Caputo no requerimento.

Assessoria

Sair da versão mobile