Argentina abre fronteira com Encarnación, no Paraguai e Dionísio Cerqueira, no Brasil

A Argentina reabriu nesta terça-feira (19) mais duas fronteiras, a primeira o Paraguai após mais de um ano e meio fechada, entre Posadas e Encarnación, no Paraguai e Bernardo de Irigoyen e Dionísio Cerqueira, Brasil.

Nesta manhã, em Posadas, o maior movimento é de famílias que vivem entre os dois países e estavam separadas desde março de 2020. À princípio, a passagem será exclusivamente turística, continuando proibida a passagem com intensão comercial.

Para a fiscalização sanitária, o Ministério da Saúde da Província de Misiones instalou nas zonas primárias postos de saúde onde serão realizados testes para a Covid.

De acordo com o governo da Argentina, por essas fronteiras poderão entrar na Argentina apenas 800 pessoas por dia. Para o Paraguai não há limite de entrada.

“É importante também que quem não é de Encarnación e quer cruzar a fronteira tenha uma residência de pelo menos 15 dias ”, comentou o vice-governador e presidente do Comitê de Crise, Carlos Arce.

​Atualmente, podem entrar na Argentina cidadãos nacionais, residentes ou turistas residentes em países vizinhos, com regime de vacinação completo, com 2ª dose com pelo menos 14 dias.

​Além disso, Arce revelou que a declaração de saída do país não será mais obrigatória. “São testes-piloto que estão sendo adaptados”, disse.

Sair da versão mobile