Receita Federal retém quatro ônibus com mercadorias irregulares

Ação foi realizada em apoio da PRF. Os ônibus foram abordados em Santa Terezinha na BR 277

Nesta quinta-feira, 14, foram retidos quatro ônibus contendo mercadorias suspeitas de descaminho em Santa Terezinha de Itaipu, oeste do Paraná.

Duas abordagens aconteceram durante a tarde no posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal. Já a terceira abordagem ocorreu no interior da cidade de Santa Terezinha de Itaipu, onde os contraventores tentaram esconder o veículo contendo as mercadorias sem comprovação de regularidade fiscal. O ônibus também não possuía ANTT, o que torna irregular o transporte de passageiros por esse veículo, que representa um risco à segurança dos passageiros e dos demais condutores.

Nas abordagens, os infratores utilizaram batedores que tentavam então evitar a fiscalização. O ônibus escondido no interior da cidade estava caracterizado como o de uma instituição de ensino, também visando ludibriar a fiscalização. Nos três veículos foram encontradas mercadorias que totalizavam o valor aproximado de R$ 828 mil.

Durante a noite os servidores da Receita Federal, em uma operação conjunta com a PRF, realizaram a abordagem de outro ônibus com placas de São Paulo. O ônibus com 27 passageiros, tinha o bagageiro lotado de mercadorias em situação de descaminho, que somam aproximadamente R$339 mil.
Os veículos e as respectivas mercadorias foram retidos e encaminhados para a sede da Receita Federal de Foz.

Durante as operações ninguém foi preso, mas serão enviadas representações fiscais ao Ministério Público para a apuração dos ilícitos.

Receita Federal

 

Sair da versão mobile