Temporal afeta abastecimento de água e luz no Oeste e Sudoeste

A Copel e a Sanepar trabalham para que os serviços voltem a normalidade o mais rápido possível

Por conta das chuvas que aconteceram em todo o estado do Paraná, algumas cidades do oeste, sudoeste e noroestes ficaram sem abastecimento de luz e água. A Sanepar através de nota informou que o distrito de Santa Inês em Itaipulândia está sem abastecimento, porém a equipe está acionando um gerador de energia, porém, não há previsão para a normalização no abastecimento de água.

O mesmo acontece em bairros de Santa Terezinha de Itaipu, pode haver falta de água nas regiões do Centro, Condomínio Ipê, Jardim Planalto, Jardim Gralha Azul e BNH.  A previsão é a de que o abastecimento volte à normalidade a partir das 14h e será de forma gradativa.

Lembrando que só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

Já a Copel informou em nota que foram identificados muitos pontos com árvores sobre as redes, cabos rompidos e entre Toledo e Marechal Cândido Rondon, pelo menos duas torres de geração particular caíram sobre a rede da Copel. Além disso, 9 torres da linha de Transmissão Assis/Umuarama foram ao chão. As equipes de Manutenção e Emergência estão trabalhando desde a madrugada para restabelecer o fornecimento a todos o mais rapidamente possível. Até o momento, constam mais de 1.700 ocorrências para atendimento e cerca de 160 mil unidades consumidoras, sem energia no oeste e sudoeste. Todas as equipes disponíveis na região estão mobilizadas e irão receber reforço de outras regiões do Estado para auxiliar na recomposição do fornecimento, que deve se estender nos próximos dias.  

Sair da versão mobile