Centro de Recepção de Visitantes vai sediar temporariamente acervo do Ecomuseu de Itaipu

Exposição “Ecomuseu Itinerante” vai levar parte da coleção para perto do público, enquanto o espaço fica fechado para reformas.

Crédito: Divulgação/Itaipu Binacional

A partir desta sexta-feira (15), o Ecomuseu de Itaipu estará temporariamente fechado para visitação, devido a uma série de obras de reforma e ampliação do espaço. Até a reabertura, que acontece em meados de 2022, o público poderá ver parte do acervo no Centro de Recepção de Visitantes (Av. Tancredo Neves, 6702, Foz do Iguaçu-PR). O acesso à mostra é gratuito.

“Não haverá prejuízo àqueles que desejam conhecer mais da história da Itaipu. E será um ‘aperitivo’ de todas as novidades que os turistas encontrarão quando o museu reabrir”, explica Leila Alberton, gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu.

O prédio atual do Ecomuseu passará por reformas estruturais, com adequações para acessibilidade universal.  “Essa reforma é importante para garantir a preservação do acervo, pois o uso inicial do prédio não foi pensado para ser um museu”, explica a museóloga Tamiris Amâncio.

A expografia do museu também será atualizada quase que totalmente. Além disso, grande parte do acervo dos programas de energias renováveis de Itaipu será transferida para o local, inclusive os protótipos desenvolvidos pela Itaipu, como o primeiro avião elétrico da América Latina.

O Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho também deixará o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), onde está instalado atualmente, para se tornar parte desse espaço de conhecimento e educação. No Ecomuseu do Futuro, o atrativo vai ganhar sala de projeção e um telescópio novo e mais potente.

Sair da versão mobile