Pesquisa aponta os efeitos da pandemia no comércio paranaense

Levantamento feito pela Faciap mostra que a economia no Estado começa a dar sinais positivo

Foto: Diário dos Campos

Uma pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) mostra que após a instabilidade econômica em função da pandemia, o comércio paranaense começa a dar sinais positivos e planeja ações para consolidar a retomada com maior força do mercado.

“A inovação foi a grande novidade neste período, com os comerciantes aderindo a novas formas de comercializar seus produtos”, afirma o presidente da Faciap, Fernando Moraes, ao destacar que o comércio está voltando a contratar: 70% das empresas do varejo estão com o mesmo número de funcionários que possuíam antes da pandemia. Outro número significativo é que, ainda neste ano, 37% das empresas ampliarão seus quadros de funcionários. “Isso é uma demonstração clara de que a economia começa a ganhar fôlego”, acrescenta.

Para realização da pesquisa foi ouvido 385 comerciantes das cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão, onde 31% expandiram seus negócios durante a pandemia. As cidades que se destacaram foram Cascavel, onde 54,55% promoveram avanços e Ponta Grossa, em que o número foi de 45,16%. Em Curitiba, o percentual chegou a 30,23%.

Inovação 
Com as mudanças impostas pela pandemia, os empresários tiveram que buscar alternativas para manter suas vendas e o comércio online foi o caminho mais utilizado. 80,05% implantaram pagamento via pix ou por outros meios digitais; 73,32% passaram apostar na divulgação em redes sociais; 48,96% implantaram serviço de entrega.

Apesar do home office no comércio apenas 30,57% saíram do modelo de trabalho presencial. Dos entrevistados, 69,43% ainda apostam em meios tradicionais como o telefone, entretanto, 69,17% passaram a vender pelo WhatsApp; enquanto 50% por e-mail. Já o modo de divulgação, quando segmentado, mostra que 84,20% começaram a utilizar o WhatsApp; 77,46% o Facebook e 70,98% o Instagram.

Expansão 
Com o avanço da vacinação e algumas incertezas econômicas ficando para trás, comerciantes demonstram o desejo de expandir seus negócios. Entre os entrevistados, 62% pretendem ampliá-los de alguma forma. Destes, 29% vão aumentar o estoque ou leque de serviços; 22% pretendem reformar estruturas e abrir nova unidade e 11% pretendem ampliar o número de funcionários.

Para viabilizar essas ações, empresários fazem um apelo para que o poder público e órgãos competentes tomem providências em prol do setor. Cerca de 43% pedem linhas de crédito facilitadas, 37% reivindicam auxílio com impostos através de reduções ou parcelamentos e 36% solicitam a revisão das regras de distanciamento social. “Percebemos que os empresários, apesar de estarem cautelosos, demonstram otimismo ao prever a ampliação dos seus negócios”, afirma Fernando, ao destacar que para isso muitos esperam que sejam criadas linhas de crédito, impostos diferenciados.
A pesquisa foi realizada pela empresa Solucz – Soluções Inteligentes e a margem de erro é de 5%.

Para conferir o resultado completo, clique no link.

Assessoria da Faciap

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