Servidores públicos se defendem por não terem se vacinado contra a Covid-19

Até o momento 170 servidores das diversas áreas da prefeitura não se vacinaram. O pedido de defesa é realizado através de protocolo, afirma secretário de administração Nilton Bobato

Foto: Agência Brasil

A prefeitura de Foz do Iguaçu realizou um levantamento de quantos servidores municipais ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Até o momento, já foram identificados 170 servidores que não foram imunizados entre todas as secretárias.

O município lançou um decreto que estabelece como obrigatório a vacinação em todos os servidores públicos, desde que não tenham contraindicações. O decreto ainda estabelece punições para quem se recusar a tomar a vacina apenas por opção. O secretário de Administração, Nilton Bobato conta que alguns servidores pediram defesas, “fizemos o processo de notificação de cada servidor, alguns abriram pedidos de defesa e já estamos avaliando os casos de defesa. A partir dessa avaliação vamos chegar a ver se vai ser necessário abrir sindicância ou não” explicou o secretário.

Em conversa com o diretor do sindicato de Servidores Públicos, Aldevir Hanke ele ressalta: ”Nós queremos frisar que a vacina veio para que tenhamos melhor qualidade de vida, tanto é que comprovadamente ela, a vacina, tá auxiliando a vida dos cidadãos em todo o mundo.”

Aldevir falou que apenas um servidor público entrou em contato com o sindicato para orientação jurídica. ”Até o momento uma pessoa foi até o sindicato e tem as suas justificativas. Se tiver algo pro sindicato fazer, nós vamos fazer. Como por exemplo, uma mulher gestante que tem prorrogativo, orientação médica, tem sempre uma prescrição médica que pode prejudicar ou atentar a vida, são diversas situações e nesse sentido nós estamos ajudando.”

Sair da versão mobile