“Ecomuseu Itinerante”: acervo do espaço ficará disponível durante obras de revitalização

A partir do dia 15 de outubro, parte das peças do Ecomuseu da Itaipu poderá ser conhecida pelo público no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu.

Foto: Nilton Rolin/Itaipu Binacional.

O Ecomuseu da Itaipu Binacional vai comemorar seus 34 anos, no dia 16 de outubro, com uma revitalização completa, obras de reforma e ampliação e novas atrações. Para que o público não deixe de admirar as peças do acervo durante essa “pausa”, parte do material será transferido temporariamente para o Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu.

A exposição “Ecomuseu Itinerante” será aberta no dia 15 de outubro, no CRV, e deve permanecer no local até o dia 15 de julho de 2022 de forma gratuita para os visitantes. “Não haverá prejuízo àqueles que desejam conhecer mais da história da Itaipu. E será um ‘aperitivo’ de todas as novidades que os turistas encontrarão quando o museu reabrir”, explica Leila Alberton, gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu.

O prédio que abriga o acervo do Ecomuseu será fechado a partir do dia 15 de outubro. A previsão de reabertura é em agosto de 2022. A estrutura da obra foi feita na época de construção da Usina e agora com a reforma a estrutura promete um espaço ainda mais atrativo para todas as idades. Estão previstas nova fachada, nova entrada de visitantes, construção de prédio anexo para exposições e ações educativas, loja de suvenires, bistrô com produtos regionais e um auditório para 150 pessoas.

Uma das novidades será o Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, que deixará o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), onde está instalado atualmente. No novo Ecomuseu, o atrativo vai ganhar sala de projeção e um telescópio novo e mais potente.

Assessoria

Sair da versão mobile