Brasil e Paraguai discutem cooperação em segurança penitenciária e crime organizado

Ministra de Justiça do Paraguai se reuniu com o embaixador brasileiro nesta terça, 31, para dialogar sobre planos de cooperação bilateral.

Foto Ministerio de Justicia

O Brasil e o Paraguai estão planejando um acordo de cooperação em ações de segurança penitenciária e contra o crime organizado. O assunto foi tema de uma discussão nesta terça-feira, 31, entre o embaixador do Brasil, Flávio Soares Damico, com a Ministra de Justiça do Paraguai, Cecilia Pérez. O encontro aconteceu na sede ministerial, em Assunção. Segundo as informações da agência estatal paraguaia IP, o Ministério da Justiça do Paraguai salientou que a conversa girou em torno de uma série de ações concretas de interesse bilateral.

“A pandemia representou certas dificuldades, mas seguem os planos para implementar a cooperação de inteligência sobre o sistema pessoal e programas de identificação dos criminosos como trabalho essencial para seguir com as expulsões deles para o Brasil” explicou Damico. Para o embaixador, essa prática é absolutamente essencial e que permite atacar fortemente os grupos criminosos.

Por outro lado, a ministra Pérez ressaltou o importante trabalho que vem sendo executado em parceria com o Brasil, por meio do intercâmbio de experiências e conhecimentos em matéria de segurança do sistema penitenciário paraguaio e a luta contra o crime organizado, principalmente de grupos pontuais que operam nos centros penitenciários.

Após a conversa, o embaixador brasileiro convidou a Ministra para representar o Paraguai na reunião das altas autoridades sobre Direitos Humanos do Mercosul (RAADH) que será realizada no Brasil no dia 19 de outubro. A ideia é aproveitar a ocasião para realizar um encontro com o novo ministro de Justiça do Brasil e avançar sobre os planos de cooperação bilateral para esse ano e em 2022.

Sair da versão mobile