“Inesperada’, chuva de granizo toma conta de Curitiba e região; imagens impressionam

Na capital, chuva de agosto já supera média histórica e se aproxima de 100 mm.

Uma chuva de granizo foi registrada em diversos bairros de Curitiba na manhã desta segunda, 16. Inicialmente, a previsão não era de tempestade, porém a característica meteorológica levou a essa mudança repentina. Até por volta das 9h, a precipitação acumulada no dia era de 9,6 mm, com um total de 77,4 mm para o mês de agosto, onde a média histórica é de 80mm.

Segundo o Simepar, a formação do fenômeno está associada a nuvens cumulonimbus, que têm grande desenvolvimento vertical. Quando o ambiente atmosférico apresenta uma camada de ar quente e muito úmido próximo da superfície e ar seco e frio logo acima, pode haver formação de granizo. Essa condição de tempo foi/está sendo verificada desde o início da madrugada” explicou o Simepar.

A chuva que caiu nos últimos dias já fez com que Curitiba superasse com folga a média histórica para o mês de agosto, que é de 80 mm. Por volta das 14h desta segunda-feira (16), já havia chovido 99 mm na capital, com a maioria do acumulado dos últimos cinco dias. Só hoje, foram mais de 31,2 mm de chuva.

Com informações da Banda B.

Sair da versão mobile