Pedágio: Secretário de Infraestrutura e Logística e diretor do DER/PR explicam o modelo da nova concessão

O Governo do Estado e o Ministério da Infraestrutura fecharam a proposta final: menor tarifa, sem limite de desconto e com garantia de obras a partir de um seguro-usuário.

Pedagio Foz do Iguaçu, 30/10/2019 - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Em coletiva realizada na manhã de hoje, 05, o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti esclareceram o novo modelo das concessões de rodovias do Paraná. O Governo do Estado e o Ministério da Infraestrutura fecharam a proposta final: menor tarifa, sem limite de desconto e com garantia de obras a partir de um seguro-usuário.

A concessão está dividida em seis lotes que totalizam 3,3 mil quilômetros em um conjunto formado por rodovias estaduais e federais. O secretário destaca que em um futuro não haverá mais praças de pedágio e que o usuário pagará o valor por km rodado, gerando uma tarifa menor e proporcional para todos, tendo um valor justo já que de cinco em cinco anos há um reajuste no valor previsto em edital.

Quanto ao custo reduzido para o paranaense, o secretário de infraestrutura, Sandro Alex, enfatiza o exemplo de redução em uma das praças mais caras de pedágio do estado: a praça de Jataizinho, onde na concessão atual o valor é de R$26, e na futura concessão, a tarifa passa a ser um pouco mais de R$11 tendo assim uma redução de 41% no valor final.

Em relação as obras e condições das vias do estado do Paraná, o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti diz que em 2021, 60% das estradas do estado estão em condições boas e que o DER lutou para conceder condições boas aos usuários, além de prever que até o ano que vem 100% das estradas estarão restauradas em todo o estado.

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