“Deveríamos ter percebido antes que a escola é um dos ambientes mais seguros que tem” diz Feder

Secretário de educação do Paraná diz que estimativa é de que no país quase 8 milhões de alunos deixaram a escola para nunca mais voltar devido a demora para o retorno presencial.

Foto: REUTERS / Amanda Perobelli/Agência Brasil

O Secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, concedeu entrevista à Rádio Cultura nesta sexta-feira, 25, para comentar sobre o retorno das aulas presenciais no estado. Durante a entrevista, Feder afirmou que o Paraná foi o estado mais preparado do Brasil durante a pandemia na aplicação de aulas remotas. No entanto, diz que foi um erro demorar tanto para retornar ao presencial.

O Secretário defendeu que a escola é um ambiente seguro. “Na minha avaliação, o que faltou foi nós termos percebido antes que a escola é um dos ambientes mais seguros que tem e infelizmente está sendo a última a voltar. Tudo já voltou e a escola está sendo por último. O Brasil demorou muito para voltar, não deveria ter demorado tanto para o retorno” argumentou.

Feder salientou que a estimativa é de que em todo o país, pelo menos 20% dos alunos não retornem mais aos estudos após a pandemia. “No Brasil tem 40 milhões de estudantes, e os secretários de educação estimam que aproximadamente 8 milhões, ou seja, cerca de 20%, vão abandonar a escola para nunca mais voltar. É um desastre educacional. Realmente o futuro do Brasil ficou comprometido com essa demora para o retorno” avaliou.

De acordo com Feder, as escolas estão seguindo todos os protocolos no retorno. “Todas as escolas estão com álcool em gel, máscaras a vontade, se o aluno esquecer em casa, tem pra ele na escola, termômetros para aferir temperatura, distanciamento sendo seguido rigorosamente, então, a escola hoje é um ambiente seguro, os casos de Covid-19 são pouquíssimos, um percentual minúsculo, a escola é muito mais segura do que shopping, que um parque, do que uma festa” afirmou.

Sair da versão mobile