Radialista Ennes Mendes da Rocha completa 81 anos neste sábado, 05

O radialista tem o nome marcado como um dos principais comunicadores de Foz do Iguaçu, onde reside desde 1967.

Neste sábado, 05, o radialista Ennes Mendes da Rocha chegou aos 81 anos de idade. O radialista tem o nome marcado como um dos principais comunicadores de Foz do Iguaçu, onde reside desde 1967. Ennes construiu a sua carreira na comunicação iguaçuense na Rádio Cultura, onde atua desde 1968. Atualmente, o radialista está afastado devido à pandemia da Covid-19. Já vacinado, a expectativa é de que Ennes retorne aos microfones em breve.

A história de Ennes se confunde com a história da Rádio Cultura. Em 1967, a emissora, que é uma das mais antigas do interior do estado, tinha apenas 11 anos e 500w de potência, quando Rocha foi até o estúdio para fazer um anúncio. Recém chegado de Maringá, Ennes, que iniciou no rádio aos 11 anos de idade, veio para Foz com o intuito de administrar uma fábrica de sorvete. Procurou a rádio para divulgar o produto.

O radialista conta que havia escrito o spot a mão, porém, ao chegar à rádio, foi necessário transcrever na máquina de datilografia. Após ele fazer a transcrição com o equipamento da rádio, o diretor percebeu que ele tinha habilidade com a máquina e como redator e resolveu convidá-lo para trabalhar na emissora. “O fato é que seis meses depois eu tava trabalhando com ele” conta.

Na Rádio Cultura, Ennes cobriu os principais acontecimentos históricos de Foz, entre eles o tratado e a construção da Itaipu Binacional. Ennes também enfrentou a censura do período da Ditadura Militar. “Então uma notícia que não passava pelo crivo deles, eles chamavam você, tinha que ficar em um banquinho duro, ouvia um sermão, por uma meia hora, quarenta minutos, dispensava e pronto, ninguém ousava fazer uma notícia mais aprimorada” recorda.

Outro fato marcante na vida do radialista é a fundação da Rádio 97 FM, que iniciou como Cultura FM. Ennes ajudou a montar a programação da emissora, tendo alguns que perduram até a atualidade. Rocha também foi vereador da cidade e presidente da Câmara Municipal entre 1989 e 1990.

A Rádio Cultura parabeniza o radialista Ennes Mendes da Rocha e deseja vida longa com muita saúde e agradece por todos os anos de dedicação e competência frente aos microfones!

Ouça um parte da história de Ennes contada por ele para o curso de Jornalismo da UDC:

ENTREVISTA COM ENNES by Cassiana Marra Ivanoski

Sair da versão mobile