Voluntários Pró Saúde/Covid já atenderam 656 pessoas com sintomas da doença

Com 59 dias do início dos trabalhos, a Pró-Saúde – Central de atendimento Covid-19 Foz do Iguaçu (CAC-FI), já atendeu 656 pessoas com sintomas da Covid-19. Destes, 14 precisaram de internação e duas morreram em decorrência da doença.

O médico João Yamashita, um dos coordenadores do projeto, contou que pessoas de várias regiões brasileiros e de outros países, procuram atendimento pela CAC-FI.

“É um índice bastante satisfatório. A gente tem visto um índice muito maior de internação e mortalidade quando não se realiza o tratamento adequado”, disse Dr. Yamashita.

De acordo com o médico, a consulta responde por 85% do diagnóstico. Explicando que o tratamento deve começar antes mesmo do resultado do exame, que em muitos casos dá falso negativo.

“O presidente do Conselho Federal de Medicina, que é o órgão máximo da medicina do Brasil, que rege a atuação dos 500 mil médicos brasileiros, afirma que existe tratamento precoce, sim. E hoje qualquer pessoa pode comprovar se existe, ou não, existe centenas pesquisas científicas com estudos randomizados, controlados, duplo cego, metanálise, que é máximo das pesquisas, mostrando que existe evidências científicas de benefícios”, disse Yamashita.

Mias informações sobre o grupo Pró-Saúde: voluntariosprosaudefoz.com.br

Assista a entrevista completa:

Sair da versão mobile