Sistema Nacional de Meteorologia alerta emergência hídrica no Paraná

Escassez abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo de Junho a Setembro de 2021

Crédito: Diretoria de Coordenação da Itaipu.

O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) emitiu um Alerta de Emergência Hídrica associado à escassez de precipitação para a região hidrográfica da Bacia do Paraná que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná para o período de Junho a Setembro de 2021.

O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) é um sistema de atuação conjunta de instituições federais para o aprimoramento do monitoramento e elaboração de previsões de eventos meteorológicos extremos, pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Estudos realizados pelo SNM, de acompanhamento Meteorológico para o Setor Elétrico Brasileiro, alertam que as perspectivas climáticas para 2021/2022, indicam que a maior parte da região central do país, a partir de maio até final de setembro, entra em seu período com menor volume de chuvas (estação seca). A previsão climática elaborada conjuntamente pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e FUNCEME indica para o período Junho-Agosto de 2021 a mesma tendência, ou seja, pouco volume de chuva na maior parte da bacia do rio Paraná. Essa previsão é consistente com a de outros centros internacionais de previsão climática.

A análise das chuvas entre outubro de 2019 a abril de 2021 para a Bacia do Rio Paraná  indica que, com exceção de alguns meses quando as precipitações ficaram acima da média climatológica (dezembro/2019, agosto/2020 e janeiro/2021), durante a maior parte do período houve predomínio de déficit de precipitação, principalmente a partir de fevereiro/2021.

Essa característica se mantém no mês atual, com acumulado parcial de 27 milímetros para a bacia, ou seja, abaixo do acumulado climatológico que é de 98 milímetros. Analisando o índice de precipitação padronizado (SPI), que indica déficit (em vermelho) ou excesso (em azul) de precipitação para diferentes escalas temporais, conclui-se que na maior parte da bacia do rio Paraná a situação apresenta-se entre moderada e extrema considerando-se tanto os últimos 6 e 12 meses, bem como os últimos 48 meses (não mostrado), ou seja, a situação atual de déficit de precipitação é severa.

Gráfico: INMET

No programa Contraponto de sexta-feira (28), especialistas da Itaipu e Sanepar debatem previsão da crise no estado. Os entrevistados informam que a Itaipu Binacional não deverá ser afetada na questão de produção de energia, como contou Rafael Favoreto, engenheiro eletricista da Itaipu Binacional. O lago da hidrelétrica também é a principal fonte de captação de água para Foz do Iguaçu.

Fonte: INMET

Sair da versão mobile