Secretaria de Meio Ambiente promove atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

A programação inclui uma série de atividades, como eventos on-line para apresentação de iniciativas da secretaria e a reabertura do Horto Municipal

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente promove uma série de eventos até o próximo dia 9 de junho.

A programação inclui apresentações on-line de iniciativas da Secretaria de Meio Ambiente, como o Programa Municipal de Educação Ambiental na Administração Pública; o Hospital Veterinário, em parceria com a Uniamérica; e a reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Também está prevista uma Oficina de Construção de Cisterna para captação e reaproveitamento de água da chuva, no Horto Municipal; a finalização da ação de limpeza na Ocupação Bubas; e a reabertura do Horto à comunidade.

Confira a programação completa:

01 de junho – terça-feira

• Das 11h às 12h30min, acontece o I Seminário do Programa Municipal de Educação Ambiental na Administração Pública, voltado para os servidores municipais. Nos meses de abril e maio, a iniciativa promoveu formações em Educação Ambiental com representantes das secretarias, autarquias, Fundação Municipal de Saúde e Câmara de Vereadores. Os pontos focais do programa são responsáveis por repassar aos demais servidores os conteúdos e temas abordados.

A metodologia empregada nos momentos de formação possibilita o enraizamento de ações sustentáveis em nível de governança municipal. O Seminário acontecerá de forma on-line (https://meet.google.com/jga-pkrq-dvm) e contará com a participação do prefeito Chico Brasileiro, da secretária de Meio Ambiente, Ângela Meira, e da secretária da Educação, Maria Justina, que farão a abertura do evento. Na sequência, serão apresentadas boas práticas socioambientais das secretarias, como ações de Administração, da Saúde, de Obras, da Educação e de uma escola municipal.

• Às 19h, a Secretaria de Meio Ambiente apresenta o projeto do Hospital Veterinário elaborado por acadêmicos da Uniamérica, também de forma on-line.

05 de junho – sábado

• Finalização da limpeza na Ocupação do Bubas, iniciada no sábado (28), que reforça as ações de limpeza pública, em especial o projeto criado em 2020 para atender comunidades formadas por famílias em situação de vulnerabilidade. A iniciativa faz a destinação de caçambas para incentivar o descarte adequado de inertes, resíduos que a coleta regular e de recicláveis não coletam, tais como: entulhos, madeira, inservíveis e poda/galhos. As regiões são atendidas conforme o mapa de calor da proliferação do mosquito Aedes Aegypti e casos de dengue. • Também no dia 5 de junho serão divulgados os nomes das seis Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs) do Programa Municipal de Gestão de Resíduos em parceria com a Itaipu Binacional.

07 de junho – segunda-feira

• Às 8h30min, tem início a Oficina de Construção de Cisterna para captação e reaproveitamento de água da chuva, no Horto Municipal. A cisterna será alimentada por calhas existentes na nova estufa implantada no horto. A conclusão da oficina está prevista para o dia 09 de junho. A ação é realizada em parceria com a Itaipu Binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. • Às 9h, a Cooperativa de Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu receberá da Itaipu Binacional na UVR Rosana Lemos Turmina camisetas que posteriormente serão repassadas aos catadores integrados ao Programa Municipal de Coleta Seletiva.

09 de junho – quarta-feira

• Às 8h30, será realizada a 2ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAFI), biênio 2021-2022. Na pauta está a apresentação do Projeto Euroclima – Articulando agendas globales desde o local: la adaptación basada en ecossistemas como catalizador de acciones municipales para alcanzar metas globales, pela Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente. A reunião será on-line via Google Meet: https://meet.google.com/rwn-pqon-dys.

• Às 9h, a Diretoria de Bem Estar Animal promove uma live com o tema Posse Responsável de Animais.

• Às 13h30, será feita a reabertura do Horto Municipal à comunidade, com apresentação das melhorias que o espaço recebeu. Também será entregue a cisterna de captação de água da chuva. O evento obedecerá todos os protocolos sanitários e os decretos vigentes para a prevenção da disseminação do coronavírus.

Fonte: Assessoria de imprensa.

Sair da versão mobile