Médicos de UBSs com vacinação/Covid estão voltados para declaração de comorbidades

As consultas marcadas para esta terça e quarta-feira nas unidades básicas de saúde onde acontecem a vacinação contra a Covid-19 foram suspensas para poder atender pacientes com comorbidades que precisam da declaração do médico.

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu iniciou nesta terça-feira (25) a vacinação de deficientes permanentes, comorbidades, grávidas, puérperas com comorbidades e trabalhadores da educação acima dos 18 anos do ensino infantil ao ensino médio.

A imunização desses grupos acontece após a chegada de 4.680 doses da vacina da Pfizer, enviada pelo governo do Estado. O Município espera mais 4.680 para amanhã.

O agendamento para esse grupo foi aberto no último sábado. A secretária municipal de Saúde, Rosa Gerônimo, informou que a vacinação pode se estender até sexta-feira e ser aberta a faixa etária abaixo dos 60 anos, caso sobrem doses.

Como o grupo de comorbidades precisa de uma declaração médica para poder receber a vacina, a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu suspendeu as consultas nas unidades básicas de saúde (UBSs) onde acontecem a vacinação. No lugar, os médicos estão voltados para avaliar esses pacientes crônicos e emitir a declaração.

“É importante que as pessoas agendem para haver aglomeração nas unidades básicas de saúde. O modelo padrão da declaração deve ser impresso no site da prefeitura e entregue ao médico da unidade”, disse Rosa Gerônimo.

Assista a entrevista com a secretária de Saúde:

Sair da versão mobile