Itaipu discute abertura das comportas para permitir navegabilidade paraguaia no Rio Paraná

Por falta de chuvas, cerca de125 mil toneladas de grãos aguardam passo pela eclusa de Yacyretá.

Foto: Jornal Última Hora

O Governo paraguaio está discutindo com dirigentes da Itaipu Binacional e da Hidrelética de Yacyretá uma operação para melhorar a navegabilidade do Rio Paraná. A operação, que consiste na abertura das comportas da Itaipu em horários estratégicos, já foi realizada anteriormente. Com o baixo nível de chuva, a vazante do Rio Paraná cai e impede o transporte de cargas por barcaças entre o Paraguai e a Argentina.

“Estamos em tratativas e trabalhos técnicos com os pares brasileiros para ver se podemos viabilizar a navegação abaixo da hidrelétrica de Iacyretá (Binacional entre Paraguai e Argentina). Seria o mesmo procedimento anterior, porém desta vez está mais difícil devido a temporada extremamente seca” explicou Hugo Zarate, Superintendente de Operação da Itaipu, no lado paraguaio.

Para que a operação seja possível, é necessário que o Brasil abra as comportas de outras hidrelétricas que ficam acima da Itaipu. “A tarefa é muito difícil, mas estamos otimistas de poder agendar com os pares brasileiros. É uma operação que leva 15 dias para que seja possível garantir a navegabilidade por cinco dias” salientou.

Para que a navegabilidade seja possível, é necessário que o rio esteja com 80 centímetros na região de ituzaingó e atualmente o nível se encontra com apenas 25 centímetros. Devido a baixa, atualmente 125 mil toneladas  de grãos aguardam para o passo pela eclusa de Yacyretá.

A previsão de transporte pelo corredor logístico é de 3.650.000 toneladas, incluindo soja, derivados, milho, fertilizantes e combustível. Isso representa cerca de 1 milhão de dólares de exportação. No entanto, a logística pelo rio está parada desde março e não há perspectivas de que melhore a curto prazo.

Além disso, pescadores que vivem na região informaram que a economia da região missioneira se encontra em risco, pois a maior parte da população depende da zona de pesca, afetada pela falta de chuvas, apenas 20% dos recursos vem da Hidrelétrica Binacional Yacyretá.

Informações e imagens Jornal Última Hora

Sair da versão mobile