“Heróis” da pandemia pedem apoio

Enfermeiros, técnicos e auxiliares fazem carreata em Foz do Iguaçu para apoiar lei do senado.

Na semana da Enfermagem profissionais da saúde, auxiliares, técnicos e enfermeiros se mobilizaram em frente a Praça da Paz no centro de Foz do Iguaçu, para pedir melhores condições de trabalho e conta com a ajuda da população para visibilizar e apoiar a PL 2564.

O projeto de Lei visa instituir o teto piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira, além de melhorar as condições de trabalho em que esses profissionais atuam. Atualmente os profissionais da área da saúde cumprem 180h semanais e com a PL 2564, a carga horária diminuiu para 30h.

O auxiliar de enfermagem Claudir Viana falou com a equipe da Rádio Cultura e disse: “A enfermagem sempre esteve presente na pandemia, e agora nós precisamos de ajuda, já que essa lei está pautada no senado federal.”

O ato em apoio a lei, acontece em todo o país. Aqui no município, os profissionais da área da saúde seguem em carreata passando por avenidas principais da cidade, chamando o apoio da população. Vianna diz que o apoio dos iguaçuenses é importante principalmente nas Redes Sociais, que a população precisa estar ajudando da mesma forma que os profissionais estão na pandemia ajudando os pacientes, agora é a hora da população ajuda-los.

A ação dos profissionais não visa apenas o apoio a lei, mas também é um marco que homenageia os profissionais que se foram durante a luta na pandemia da covid-19. Em Foz do Iguaçu, 22 pessoas da área da saúde perderam a vida pelo vírus, 3 dessas 22 duas mortes eram de profissionais da enfermagem.

Sair da versão mobile