Chico Brasileiro se reúne com Beto Preto nesta quarta, 12, para definir restrições regionais

Reunião que acontece em Curitiba vai reunir, além do prefeito e do Secretário Estadual de Saúde, a chefe da 9ª Regional de Saúde.

O prefeito Chico Brasileiro vai se reunir nesta quarta-feira, 12, com o Secretário de Saúde do Estado, Beto Preto. O objetivo é definir medidas restritivas para região abrangendo os municípios pertencentes a 9ª Regional de Saúde. A chefe da regional de saúde, Iélita Santos, também participará da reunião.

Em reunião realizada entre os prefeitos da região na tarde de terça-feira, 11, foi decidido que, entre as medidas restritivas, a principal a ser estabelecida será o fechamento total de atividades em pelo menos dois fins de semana. O primeiro no próximo sábado, 15, a partir, das 17h, só retomando a circulação de pessoas na segunda-feira, 17, às 5h da manhã. No fim de semana seguinte a medida será repetida.

O prefeito Chico Brasileiro acredita que se as medidas restritivas não forem adotadas, a pandemia se intensificará muito nos próximos dias. “Nós temos que tomar medidas conjuntas até porque nenhum município pode enfrentar essa pandemia isolada. Por isso essa reunião com os prefeitos da 9º regional de saúde foi importantíssima para alinharmos as ações conjuntas e fazermos esse enfrentamento” argumentou.

Brasileiro defende que a medida mais efetiva adotada até o momento foi o fechamento total de atividades no fim de semana. “Entre as medidas adotadas em Foz, que fez baixar os casos, foram os fechamentos, as medidas do fim de semana” salientou o prefeito.

O mesmo argumento foi defendido pelo prefeito de Medianeira, Antônio França que acredita que a maior contaminação está em ambientes informais. França destaca que seu município vive o pior momento da pandemia. “É um momento de crise absoluta, é o pior momento da pandemia” disse. Dessa forma, ele defende que as medidas sejam adotadas por toda a região. “As medidas elas devem ter um cunho regional, porque não adianta um município restringir uma atividade e outro manter a mesma atividade, porque as pessoas saem de um e vão para o outro” ponderou.

Segundo ele, as medidas deverão ser adotadas assim que a reunião entre o prefeito Chico Brasileiro, que irá representar toda a região, e a Chefe da 9º Regional. As medidas que deverão ser adotadas, além de restringir as atividades no fim de semana, os municípios também pretendem implantar medidas de orientação, para que a população possa compreender a gravidade da pandemia, e procurar evitar, principalmente, reuniões familiares.

Iélita Santos, chefe da 9ª Regional de Saúde, argumenta que é necessário adotar medidas restritivas. “Nós estamos resgatando algo que tínhamos deixado de lado, que são as restrições, os cuidados que cada município precisa ter, essa é uma tomada de decisão muito importante, não podemos deixar que o número de casos volte a crescer” argumenta.

Santos informou que todos os hospitais de referência da região estão com 100% de ocupação de leitos de UTI Covid, ou praticamente no limite, o que obriga que as restrições sejam adotadas. “Nós estamos com a capacidade de 100%, todos os hospitais da 9ª Regional estão com a capacidade além do limite, estamos com pacientes em UPAs, pacientes aguardando em hospitais de pequeno porque, não deixamos pacientes sem assistência, mas se continuar subindo logo teremos que escolher quais pacientes poderão ter atendimento” alertou.

Sair da versão mobile