Secretário de Educação do Estado, Renato Feder, explica retomada das aulas presenciais

Em Foz do Iguaçu 9 escolas retomarão as aulas na próxima segunda-feira, 10.

Reprodução/internet

O Secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, concedeu entrevista à Rádio Cultura nesta quarta-feira, 05, para explicar o retorno das aulas presenciais no estado, a partir da próxima segunda-feira, 10. Em todo o Paraná, 200 escolas retomarão as aulas presenciais. O sistema de ensino será híbrido, com parte dos alunos, dependendo do tamanho da turma, assistindo as aulas em casa em tempo real.

Em Foz do Iguaçu, nove escolas irão retomar as aulas, sendo elas Colégio Agrícola, Ulisses Guimarães, Tarquínio Santos, Tancredo Neves, Castelo Branco, Costa e Silva, Pioneiros, Monsenhor Guilherme e Colégio Jorge Schimmelpfeng. De acordo com o Secretário, foram dois critérios para definir as escolas que retomam as aulas: número de alunos sem acesso à internet e municípios que retomaram as aulas presenciais na rede municipal.

“Decidimos usar esses dois critérios, primeiro os municípios que retomaram as aulas municipais, para aproveitarmos o transporte escolar e também escolas mais vulneráveis, onde uma quantidade maior de alunos não tinha acesso à internet” disse ele.

Feder disse não acreditar que o retorno da aulas possam ter impedimentos judiciais. “Os outros poderes, como o Ministério Público, estão se posicionando a favor do ‘volta as aulas’, então eu acho muito difícil ter algum risco de judicialização, é uma questão de executar bem, com responsabilidade” argumentou.

O Secretário também destacou que as escolas estão preparadas para o retorno presencial. “Tudo certo, como é um retorno que queremos garantir a segurança, retornamos de maneira gradual, seguindo os protocolos de segurança, distanciamento de 1,5m, todos os alunos usando máscara obrigatoriamente, estamos nos inspirando em Santa Catarina, e lá tem pouquíssimos casos de contaminação” salientou.

Renato Feder elogiou a atuação dos professores durante a pandemia. “Eu quero aproveitar para falar o que foi o trabalho dos professores durante esse tempo de pandemia. A sociedade do Paraná deve muito aos professores, porque eles fizeram um trabalho maravilhoso, eles trabalham muito mais do que trabalhavam antes, estão dando um verdadeiro show, a sociedade precisa reconhecer e tirar o chapéu” concluiu.

Ouça a entrevista completa:

Sair da versão mobile